terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O que há na Dinamarca?

Para além de ser um país quase plano, verde, polvilhado de quintas e moinhos, porcos e vacas e que viu nascer pessoas como Hans Christian Andersen ou Lars Von Trier, pouco mais sei sobre a Dinamarca.
Minto. Sei também que é frio, muito frio.
O que há então de novo, por aí, nesse pequeno país quase absolutamente rodeado pelo Mar do Norte? Que mitos estão por desconstruir e que revelações podem aqui acontecer?
Gostava muito que partilhassem a imagem que têm deste país, quer o tenham visitado, quer não. Tudo o que vos vier à cabeça. Pode ser que se confirmem, pode ser que não..

14 comentários:

  1. Muito bem! O prometido é devido!
    Gosto da imagem e também do texto.
    Ficamos entretanto á espera de mais coisas, texto, fotos, etc.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a imagem do header!! Foste tu que fizeste? Bravo! :)

    C.

    ResponderEliminar
  3. Laura
    Não sei se conheces mas a nossa excelente e muito conhecida escritora Agustina Bessa Luís, escreveu um livro chamado "O Cavaleiro da Dinamarca" é uma obra para um público infato-juvenil. É uma narrativa tipo conto de aventuras de um cavaleiro, do tempo da idade média, cruzadas, etc. que saiu de casa para passar o Natal na gruta onde nasceu Cristo em Jerusalém. Conta as peripécias que o cavaleiro passou quandi visitou muitas terras como Veneza,Florença, Flandres, Lisboa, etc, como também se encontrou com gente importante das artes e da ciencia como Giotto e Dante, etc.
    Este conto corresponde a alguma lenda, aí na Dinamarca, ou é simplesmente a imaginação fertil de uma escritora portuguesa?
    Na net tem muitas referencias a esta obra.

    ResponderEliminar
  4. Oi, já te estou a seguir... eheheheh.
    Cheio de expectativa sobre o que há-de surgir. Continua a ser um orgulho enorme ter os amigos com a qualidade que têm: fora de série...

    E tu é desses/as...


    Um reparo ao tomás, o Cavaleiro da Dinamarca é uma obra da Sophia de Mello Breyner Andresen.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Catarina: sim, fui eu que o header! Também fiquei contente com o resultado :)

    Pai: o Cavaleiro da Dinamarca é mesmo da Sophia de Mello Breyner. Não faço ideia se é baseado em alguma lenda, mas vou averiguar.

    Abílio: é bom saber que estás atento por aí!

    Continuo com curiosidade de saber quais as ideias gerais que têm sobre a Dinamarca. Uma palavra, uma pessoa, qualquer coisa antes de por mais posts por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Quando penso na Dinamarca, aquilo que me surge de imediato é a imagem da sereia, de Edvard Eriksen em Copenhague...
    Muitos de nós conhecem o famoso conto da pequena sereia, mas secalhar pouco sabemos sobre as sereias da Dinamarca. Numa rápida busca pela internet percebi que a havfrue (sereia em dinamarquês) da Dinamarca se tornou uma lenda, entre outros aspectos, pelas profecias que fazia. Talvez fosse giro sabermos mais sobre as sereias, qual a actual ligação das mesmas à actualidade da Dinamarca, ou mesmo se ficaram perdidas no tempo ou numa qualquer estátua ou quadro famosos...

    Abraço...

    ResponderEliminar
  7. Quando penso na dinarmca penso em mar, moinhos e pescadores. E mulheres loiras e rechochudas com tocas brancas na cabeça e cestas no braço.
    Também penso em chuva e impermeáveis. Assim como homens de chapéus ridiculos como aqueles bonés com tapa-orelhas

    ResponderEliminar
  8. hmm assim de repente sobre a Dinarmarca só me ocorre que é chamada a península da Jutlândia (Jylland) com 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas, e entre as quais as mais importantes são Fiónia e a Zelândia. Ah e tem 5.475.791 habitantes claro

    ResponderEliminar
  9. Quando penso na Dinamarca, penso em ilhas. Muitas ilhas. E terreno plano. Demasiado plano. E todo cultivado. Pelo menos lá de cima do avião parece não restar um bocadinho de floresta selvagem. Ou floresta, sequer.

    ResponderEliminar
  10. E também gosto muito da imagem. Que bonito trabalho :)

    ResponderEliminar
  11. Tu acabada de chegar à dinamarca e eu acabado de chegar à roménia :)
    E por coincidencia, no caminha de budapeste para cluj conhecemos uma romena que está a estudar na dinamarca. Nao falámos foi mt sobre a dinamarca..parece-me que ela estava com mts saudades de casa por isso ja queria voltar para cá.
    Sobre o que me vem à cabeça sobre a dinamarca...hum...pouca coisa. Sei que tem uma boa selecção de futebol haha
    O resto vou seguir por aqui para ficar a saber ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Uau. De sereias, a mulheres loiras e rechonchudas, ilhas a futebol, parece que, apesar de longínqua, a Dinamarca consegue estar presente no imaginário de muita gente. Ahahaha, Duarte, assim de repente, parece que és quase perito em geografia dinamarquesa.

    Também já fui ouvindo falar de bicicletas, design, pessoas bonitas e tranquilidade.

    Mais comentários são bem-vindos!

    ResponderEliminar
  13. Laurinha por mais incrivel que pareça,uma das coisas que me vem à memória em realção à Dinamarca é o nudismo.Calma..Passo a explicar.Há mto tempo.. era eu pequenita,uma amiga minha visitou este país c os pais de autocaravana e veio impressionada pois as pessoas andavam nuas pelo jardim!hehe=) é importante referir que a viagem decorreu no verão..a partir daí sempre olhei para a Dinamarca c uma serena admiração e a pensar...um dia terei q ir lá e confirmar esta história;)sinto que este pequeno indício,terá um feedback bem mais interessante a descobrir..uma vez que tenho a sorte de t ter por aí..no verão n t eskeças de mim!Abraço te***

    ResponderEliminar
  14. Hum... sei muito pouco. Acho que há sereias e cavaleiros e que apesar de algo estar podre já li que são (estatisticamente) a nação mais feliz do mundo.

    Dá notícias do fundo!

    ResponderEliminar